A importância de manter backups atualizados

A maioria das pessoas já perderam algum dado importante de seus computadores, no ambiente doméstico ou mesmo na rede corporativa. As causas são muitas, como alguma falha na rede, uma peça que estraga de última hora no computador pessoal, etc.

Todo esse transtorno poderia ser evitado se esses arquivos estivessem em um backup. O hábito de manter a periodicidade na realização de backups é a maneira mais garantida de não perder nenhum dado da rede corporativa e manter em segurança todos os dados da empresa.

Mesmo computadores sofisticados estão propensos ao desgaste com o tempo de uso, podendo surgir defeito em alguma peça fundamental para o correto funcionamento, assim como a internet está cheia de ameaças que podem roubar os dados da rede.

Um outro movimento que vem afetando redes corporativas são os ransomware, quando hackers inserem vírus no computador criptografando os dados e cobrando resgate para descriptografar de volta.

Seja por uma ação criminosa, uma falha de hardware ou qualquer que seja o motivo, sua empresa terá perdido dados valiosos para sempre se não incorporar nas atividades periódicas a realização de backups.

Somente através de backup os dados de uma empresa estarão salvos e em fácil acesso caso ocorra algum incidente como os citados.

A seguir abordaremos melhor quais as melhores formas de realizar backups de dados em redes corporativas.

Melhores formas de realizar backup

O backup de dados de uma empresa pode ser feito de diversas formas e muitas vezes vale a pena fazer backup de todos os dados que circulam na rede, não apenas os selecionados como mais importantes, em todos os computadores, pois assim é garantido que todo o ambiente empresarial esteja protegido e não há brechas para invasores.

As maiores vantagens ainda estão no armazenamento na nuvem, pois assim não há o problema de danificarem ou roubarem o HD externo onde os dados estão armazenados, por exemplo.

O armazenamento duplo também pode ser uma solução para as empresas mais conservadoras, aplicando-se o backup em nuvem, mas também através de dispositivos externos.

Muitas empresas necessitam realizar backups impressos, como cópias de documentos e comprovantes de pagamento. Todas as formas de backup são válidas, porém sempre é interessante digitalizar essas impressões para guardar também em nuvem ou HD externo.

Dentre todas as formas a mais indicada, devido a sua segurança, é o armazenamento em nuvem. Se você tem dúvidas de como implantar o sistema de backup na sua empresa, separamos a próxima sessão do artigo para tirar essa dúvida.

Como escolher a melhor solução

É normal ficar um pouco confuso na hora de implantar a rotina de realizar backups na sua empresa. Escolher a melhor forma, se será contratada uma empresa ou serviço externo, se opta apenas por nuvem ou é interessante também realizar através de dispositivos externos, etc.

Para garantir que seu backup seja feito da forma correta e que seus dados estejam seguros, a melhor forma é procurar por uma empresa de confiança e que trabalhe com ferramentas de qualidade.

A DeServ possui a estrutura necessária para auxiliar todos os tamanhos de empresas a realizarem os seus backups de maneira assertiva, com eficiência e eficácia.

A Arcserve, parceira da DeServ, garante a proteção de dados virtuais aclamada pela indústria com recuperação instantânea, restauração e armazenamento de nível empresarial, sendo uma ótima opção para manter seus dados na nuvem, seguros e com fácil acesso quando você necessitar. Através do Arcserve é possível obter acordos de nível de serviço (SLAs) e reduzir drasticamente os custos com a proteção de dados.

Entre em contato com nossa equipe comercial e esteja protegido, com seu backup em dia, evitando complicações e possíveis prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *