Dicas para escolher um bom sistema antivírus

Possuir um sistema antivírus em seu computador é senso comum entre a maioria da população. Para uma rede doméstica existem muitas opções gratuitas e outras pagas, para redes corporativas existem muitas empresas oferecendo o serviço a fim de proteger as informações estratégicas e privadas da organização.

O que não pode acontecer é deixar de implantar um sistema antivírus na sua rede, seja doméstica ou corporativa.

Hoje vamos focar no uso de sistemas antivírus para redes corporativas e a importância de se contratar uma ferramenta adequada e confiável para manter as informações confidenciais protegidas e a rede funcionando corretamente.

Principais problemas causados por vírus e ameaças cibernéticas

Existem muitas formas de contaminar sua rede com vírus e ameaças cibernéticas no geral. Aqui no blog já escrevemos um artigo (https://blog.deserv.com.br/2020/04/29/tipos-de-ameacas-ciberneticas-e-como-se-proteger/) com os principais tipos e suas características.

Essas ameaças podem chegar na rede de muitas maneiras como sites suspeitos, e-mails, pendrives e até programas baixados ilegalmente pelos usuários. Essas ações podem trazer malwares, rootkits, worms e cavalos de troia, deixando o sistema da empresa fragilizado.

Computadores corporativos infectados causam lentidão na rede, diminuindo a produtividade dos colaboradores e facilitando o vazamento de informações privadas da empresa.

Riscos ao não utilizar um sistema antivírus adequado

Utilizar um sistema antivírus doméstico em uma rede corporativa é um grande equívoco que algumas empresas cometem e tal prática pode trazer muitos riscos para a organização. A ideia de que a empresa está economizando ao optar por esse tipo de solução pode se tornar um grande gasto de tempo e dinheiro caso a rede seja infectada, pois será necessário muito esforço e profissionais habilitados para recuperar a rede e evitar que algo seja perdido ou corrompido.

Vantagens de utilizar um antivírus corporativo

Os sistemas antivírus corporativos foram criados para proteger as organizações, focando nas suas necessidades específicas. Eles possuem todas as características e recursos adequados para manter uma rede segura e os dados que nela circulam protegidos.

Muitas são as vantagens para as organizações ao adquirirem um sistema antivírus corporativo, sendo a maior delas a rapidez na detecção de vírus e todas as ameaças virtuais que possam surgir.

A organização conta com os computadores mais rápidos evitando sobrecarga e lentidão, já que o sistema roda em segundo plano, além da gestão dos processos se tornar mais simplificada, uma vez que a maioria dos sistemas proporciona ao técnico, em uma única tela, visualizar a proteção de todos os computadores e dispositivos da empresa. Além disso, sempre que uma atualização automática dos programas usados pela empresa estiver disponível o sistema antivírus irá avisar. Programas desatualizados podem facilitar a entrada das ameaças cibernéticas na rede.

Com um antivírus corporativo a TI da empresa possui o controle de sites suspeitos, evitando que os usuários os acessem e infectem todo o sistema. Outra facilidade encontrada neste tipo de produto é o bloqueio de pendrives não autorizados pela empresa, garantindo que informações sigilosas não sejam extraídas através de dispositivos móveis de colaboradores mal-intencionados ou que entrem vírus nas máquinas vindos desses pendrives.

Todos os dados bancários tratados dentro da empresa também estão mais protegidos com um bom antivírus corporativo, auxiliando o setor financeiro a realizar as transações com segurança. O suporte técnico especializado e muitas vezes 24/7 é outro diferencial que facilita ao setor de TI da empresa tirar todas as dúvidas e solicitar auxílio quando necessário.

Afinal, como escolher o melhor antivírus corporativo para a sua empresa?

Muitas informações devem ser levadas em consideração no momento da escolha por qual antivírus corporativo você deve escolher para a sua empresa. Quantas máquinas possui na rede, quais tipos de informações a empresa trabalha, área de atuação, entre outros.

A maneira mais assertiva de escolher o antivírus corporativo ideal é através de uma empresa especializada no assunto, pois uma equipe profissional saberá mapear corretamente a sua necessidade e indicar a melhor solução.

A DeServ é referência na área de segurança da informação, trabalhando com as melhores soluções do mercado.

Entre em contato com nossa equipe, tire suas dúvidas e contrate a solução ideal para a sua organização.

Telefone: (51) 4063.6218⠀⠀⠀⠀⠀⠀
WhatsApp: (51) 98043.9240⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Site: www.deserv.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *