Segurança da informação: toda empresa precisa dela

Segurança da informação é um tema fundamental para todas as empresas, sendo primordial para proteger todos os dados da organização, fundamentais para o funcionamento do negócio.

Através de uma boa estratégia de segurança da informação é possível blindar a empresa contra ataques cibernéticos e desastres tecnológicos. O ponto principal se concentra em os gestores entenderem a importância e, junto com suas equipes, colocarem em prática boas ações e adquirem boas ferramentas para auxiliarem no processo.

Entendendo melhor a segurança da informação

O termo se refere ao conjunto de ações para a proteção de um grupo de dados, protegendo seu valor para a organização, também é utilizado para a proteção de dados no âmbito pessoal.

A segurança da informação envolve alguns pilares como confiabilidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. Assim, é preciso que as ações realizadas garantam esses quatro aspectos e seu contexto é muito importante para o setor de segurança de uma empresa.

Incidentes como um erro de confidencialidade pode acabar expondo informações estratégicas para concorrentes ou facilitar um ataque hacker que poderá expor dados de clientes, estes são exemplos de problemas que geram prejuízos financeiros e também comerciais, pois prejudicam a imagem da empresa no mercado. Toda a integridade das informações é essencial, pois caso um disco rígido seja corrompido, por exemplo, pode-se perder muitos arquivos importantes e caso essa empresa não tenha um sistema de backup poderá perder dados fundamentais para a sua operação.

A DeServ é parceira Arcserve e oferece as melhores soluções em backup do mercado.

Saiba mais: https://materiais.deserv.com.br/arcserve-udp

Outro ponto relevante é a disponibilidade, uma vez que os dados precisam ser acessíveis quando requisitados, garantindo a agilidade nos processos. Essa ação pode ser impedida por ataques de ransomware, por exemplo, que têm como objetivo a indisponibilidade. Para garantir a segurança de dados também é importante assegurar meios de autenticidade das informações preservadas a fim de evitar problemas a longo prazo.

Cuidados fundamentais que toda empresa precisa ter

O funcionamento e crescimento de uma empresa está altamente ligado à maneira como ela trata a segurança da informação e a proteção de seus dados. Um servidor que passar por uma falha tecnológica e parar de receber informações atualizadas, transmitirá informações incompletas, gerando dados irreais da organização. Os cibercriminosos têm se aproveitado de brechas em sistemas de empresas que não possuem uma segurança da informação efetiva para roubar informações e sequestrar dados, principalmente através de ransomware e ataques DDoS, tornando as informações indisponíveis.

Algumas medidas de segurança são primordiais para evitar problemas e colocar em prática o plano de ação para a segurança da informação dentro da empresa:

• Manter a equipe de TI atualizada é o primeiro passo. Assim como as equipes de segurança se mantêm atualizadas, os cibercriminosos também estão sempre inovando para burlar os sistemas. Uma equipe com conhecimentos atualizados e que mantém os sistemas de segurança com as atualizações em dia, são o primeiro passo para a proteção de uma empresa.

• Citamos acima a questão da atualização dos sistemas e programas, pois um dos maiores meios de ataques hackers ocorre através de falhas encontradas em sistemas, softwares e drives. É importante ficar atento a todas as atualizações dos fornecedores para manter os sistemas seguros, dificultando os mecanismos de ação de usuários mal-intencionados.

• Permitir o acesso às informações de cada setor somente para usuários que necessitem acessá-las é uma ótima maneira de evitar extravio de informações e vazamento de dados confidenciais.

• Investir em um bloqueio de sistemas de saída também é muito importante para auxiliar contra o vazamento de informações sem o conhecimento do setor de TI. Aposte no bloqueio de aplicativos e sites que possam recolher arquivos e enviá-los para terceiros e também no bloqueio de e-mails pessoais, redes sociais e o que julgar necessário para priorizar a segurança de todos os dados da empresa. Vale lembrar de realizar esse bloqueio customizado, a fim de não prejudicar colaboradores que necessitem utilizar no dia a dia de trabalho algum recurso que esteja bloqueado.

• Estabeleça políticas de segurança e normas de conduta para todos os colaboradores. Essa ação diminui ações de cibercriminosos através de falhas que comprometam arquivos, tais falhas podem ser realizadas por usuários mal-intencionados ou que realizarem uma ação comprometedora sem querer. Após a documentação das políticas de segurança, alinhe os processos da empresa que necessitarão ser reestruturados.

• Se a empresa possuir um grande número de colaboradores é indicado que se realize um treinamento com todos eles, assim as questões elaboradas nas políticas de segurança ficarão bem entendidas para todos os setores, não apenas o de tecnologia da informação.

A DeServ é parceira gold da Sophos e entre suas ferramentas está o Sophos Phish Threat, que emula uma variedade de tipos de ataques de phishing para ajudar a identificar áreas de fraqueza na postura de segurança de sua organização.

Saiba mais: https://materiais.deserv.com.br/lp-poc-sophos-phish-threat

• Possuir boas ferramentas de monitoramento é fundamental para o funcionamento do setor de TI, facilitando a gestão de tudo o que acontece na rede e evitando vulnerabilidades que possam atrair algum ataque hacker.

• Uma importante aliada na segurança da informação de todas as empresas é a criptografia. O sistema protege arquivos impedindo que sejam acessados no caso de serem capturados no meio de um processo. É uma maneira de proteger o envio de informações estratégicas e confidenciais com toda a segurança, por exemplo.

• Não subestimar cibercriminosos também é um ponto fundamental, pensar que algo assim nunca acontecerá com sua empresa é um pensamento errôneo. A única maneira de garantir a segurança da informação é através de boas práticas preventivas, como um bom sistema de criptografia, um bom sistema antivírus e um bom sistema de backup.

• Contar com o auxílio de uma empresa especializada em segurança da informação é a melhor maneira de iniciar o processo de segurança em uma organização, pois é essa empresa a mais indicada para elaborar estratégias essenciais a fim de garantir a integridade e privacidade de todos os dados da organização.

Agora que já explicamos um pouco mais sobre o universo da segurança da informação, você pode estar com algumas dúvidas para mapear as necessidades de sua empresa.

A DeServ possui anos de experiência na área auxiliando diversos segmentos de empresas a manterem a segurança em seus processos. Entrando em contato com nossa equipe de especialistas, você possui acesso à consultoria e também às melhores ferramentas.

Converse com nossa equipe no telefone 51 4063 6218 ou pelo WhatsApp 51 980439240.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *